O enfoque é para o Natal…
Áreas: Língua Portuguesa, Artes, Música e Ensino Religioso
Participantes: Alunos já alfabetizados
Objetivos:
•
Compreender a importância do verdadeiro sentido do Natal – O nascimento de
Jesus para a humanidade – através da participação de atividades alegres e
espontâneas, enfatizando um ambiente festivo, perceptivo a solidariedade e amor
ao próximo.
•
Incentivar o aluno a vivenciar o amor e o respeito pelas pessoas, valorizando a
convivência familiar e com o próximo.
Sugestão
de Atividade 1:
Incentivar
os alunos para a construção de um presépio onde eles mesmos façam (em argila,
ou recorte e colagem) as figuras típicas — Maria, José e o Menino, a
manjedoura, o anjo e a estrela, o boi e o burro, os carneirinhos, os três reis
magos.
Devem também produzir sua própria figura, isto é, eles serão um dos personagens do presépio, indo visitar o Menino-Deus, levando uma mensagem; agradecendo alguma coisa do ano que passou ou solicitando algo para o ano que virá. Agradecerá por suas aprendizagens e processos, por suas médias, por seus professores e colegas, pelas festas da escola, os campeonatos etc., ou pedirá por sua aprendizagem etc.,etc., mas de forma detalhada, tendo assim oportunidade de rever seu desempenho e suas relações humanas durante o ano que passou, ou de organizar planos para o ano seguinte. O professor, ao ler o trabalho, conhecerá muito mais sobre seu aluno, seu auto-conceito, seus anseios e medos, suas emoções.
As composições ficarão numa cestinha, aos pés do presépio, ao alcance de quantos queiram lê-las.
Devem também produzir sua própria figura, isto é, eles serão um dos personagens do presépio, indo visitar o Menino-Deus, levando uma mensagem; agradecendo alguma coisa do ano que passou ou solicitando algo para o ano que virá. Agradecerá por suas aprendizagens e processos, por suas médias, por seus professores e colegas, pelas festas da escola, os campeonatos etc., ou pedirá por sua aprendizagem etc.,etc., mas de forma detalhada, tendo assim oportunidade de rever seu desempenho e suas relações humanas durante o ano que passou, ou de organizar planos para o ano seguinte. O professor, ao ler o trabalho, conhecerá muito mais sobre seu aluno, seu auto-conceito, seus anseios e medos, suas emoções.
As composições ficarão numa cestinha, aos pés do presépio, ao alcance de quantos queiram lê-las.
Sugestão
de Atividade 2:
Numa 1a
aula o professor deve apresentar à classe algumas canções natalinas para
audição seguida de comentários e interpretação. Na 2a aula propõe aos alunos
que se agrupem aos pares para compor uma canção, letra e melodia. Obtidos os
textos o professor deve xerocá-los e distribuir a todos para que na 3a aula os
alunos possam acompanhar os colegas, quando dois a dois, eles apresentarem suas
canções. A melhor canção, escolhida pela própria turma, poderá receber um
prêmio. É interessante montar um livro com todas as canções e se possível
gravar 1 CD ou fita cassete com as melodias.
Sugestão
de Atividade 3:
Recolher
alimentos, roupas e brinquedos para ceder aos mais necessitados, fazendo assim
um Natal solidário. É importante que os alunos sejam estimulados a escreverem
cartas às pessoas que se encontram sós, que sofrem tribulações. Por exemplo, os
presidiários de uma certa casa de detenção, os velhos de um asilo, as crianças
de um orfanato etc. As mensagens falarão de fé, esperança, e quem sabe, levarão
promessas de apoio e ajuda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário