Plano de aula: Bruna e a Galinha d´angola
Tema do plano de aula: Cultura africana
Livro trabalhado: Bruna e a galinha d´angola, de Gercilga de Almeída
Tema do plano de aula: Cultura africana
Livro trabalhado: Bruna e a galinha d´angola, de Gercilga de Almeída
Objetivos
Conhecer e vivenciar produções culturais brasileiras com
influências africanas.
Conhecer a cultura afro através da
história Bruna e a galinha d’angola.
Conhecer a África, especialmente o país de Angola, seus
costumes, valores, religião e cultura.
Conhecer as
características da galinha d’angola, seu habitat, reprodução, etc.
Desenvolver habilidades artísticas por meio da confecção de
um panô africano, painéis, desenhos, pinturas.
Aprender a respeitar as diferenças.
Desenvolver a atenção e concentração.
Ampliar o repertório
de palavras .
Apreciar gravuras.
Conhecer os valores cultivados na África: tribo, aldeia, solidariedade, perdão, união
etc.
Conhecer as dificuldades enfrentadas pelos povos africanos.
Despertar para o valor das raízes negras no Brasil.
Refletir sobre o racismo e a cultura afro-descendente.
Compreender a
importância do brincar e da amizade propostas pela história.
Apreciar músicas infantis através da música: Galinho
d´angola foi embora.
Ter cuidado com os livros.
Despertar o gosto pela leitura, artes e música.
Desenvolver a oralidade.
Conhecer alguns costumes africanos que foram incorporados à
cultura brasileira;
Produzir por meio de
pintura e ilustrações alguns objetos africanos ( panôs , Galinhas d’angola),
Identificar o
Continente africano no globo terrestre apresentado ou no mapa.
Conteúdos
Leitura e interpretação de texto oral ou escrito.
Linguagem Verbal através da
historia contada pela professora e reproduzida pelas crianças.
Linguagem Visual através da exploração das gravuras do livro
e objetos concretos.
Costumes africanos;
Heranças culturais africanas e brasileiras.
Música, arte, dança, pintura, gravura, desenho e
brincadeiras
Ano(s)
Pré-escola, 1º e 2º
ano
Tempo estimado
15 dias
Material necessário
Livro de história infantil: Bruna e a galinha d´angola.
(Gercilga de Almeida)
Atividades de Vivencia e Registro
Vários vídeos informativos sobre a galinha de Angola.
Vídeo sobre o livro em questão.
Vídeo da música em questão.
Computador ou data-show
Mural, varal de náilon, lápis de cor, giz de cera,
canetinhas coloridas, pano, papel, tinta
têmpera, tinta para tecido, pincel, gravuras,. TNT, argila, pote com água.
Mapa, globo terrestre.
Desenvolvimento (eu fiz assim, mas você poderá fazer de
outra maneira)
1ª etapa-Levei os alunos para a biblioteca da escola, coloquei-os
sentados em círculo e iniciei a aula com uma conversa informal, perguntando se
eles conheciam a galinha de angola, como ela era, qual sua cor, de que se
alimentava, qual a cor dos seus ovos. As crianças falaram tudo que sabiam sobre
a galinha de Angola e também o que elas imaginavam sobre essa ave.
2ª etapa Assistimos vários pequenos vídeos sobre a galinha
de Angola: Como os pintinhos nascem, de
que precisam para viver, a origem da galinha de Angola, os tipos da galinha de
Angola.
3ª etapa – mostrei aos alunos, o livro Bruna e a galinha de
Angola, falei sobre o assunto do livro. Sobre a autora..Falei que a avó da
menina, personagem do livro, tinha vindo da África. Apresentei às crianças, o
globo terrestre e mostrei onde fica a África.
4ª etapa – Vimos o Filme do livro Bruna e a Galinha de
Angola. Socializei a história por meio de perguntas e respostas explorando a
oralidade dos alunos. Apresentei a música infantil: O galinho de Angola e as
crianças cantaram acompanhando o clip.
5ª etapa – Em sala de aula, solicitei que as crianças
pintassem com lápis de cor ou giz de cera, uma gravura com desenho da
personagem da história brincando com sua galinha de Angola.
6ª etapa – solicitei que as crianças pintassem com tinta
têmpera, um desenho da galinha de angola em folha de papel.
7ª etapa- confecção de um panô africano, contendo uma
galinha de Angola. Cada aluno recebeu um tecido de tamanho 40x40 com desenho da
galinha de Angola, no qual eles usaram
tinta de tecido e pincel para pintar e enfeitar se panô usando sua criatividade.
Culminância
Exposição dos trabalhos sobre a Galinha de
Angola, pinturas, desenhos, trabalhos de argila, panôs.
Avaliação
Será feita pela observação do desempenho dos alunos ao longo
da realização das atividades, prestando atenção e realizando as tarefas
propostas.
Rossita Figueira
......................................................................................................
...................................................................................
Pintura de desenhos, pintura no tecido, confecção de um panô africano.
..............
Outras atividades publicadas aqui:
Música infantil: O galinho d´angola foi embora(clip)
Confecção de galinha d´angola de pinha
Confecção de galinha d´angola de argila
Vídeo sobre o nascimento dos pintinhos d´angola
.............