http://blogeducativo-rossita.blogspot.com

Pesquisar este blog

quarta-feira, 6 de março de 2013

Dia Internacional da Mulher- 8 de março

Dia Internacional da Mulher- 8 de março






















DIA INTERNACIONAL DA MULHER- texto 4º e 5º ano


DIA  INTERNACIONAL DA MULHER

 


Este dia representa uma luta...

O Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 08 de Março, tem uma história de lutas pela valorização da mulher, lembrando de sua força e sensibilidade para conquistar seu espaço.
Assim, este dia está relacionado aos movimentos feministas que buscavam mais dignidade para as mulheres, tentando organizar uma sociedade mais justa e igualitária.
Apesar da discriminação contra a mulher ser bem antiga, é a partir da Revolução Industrial, em 1789, que os movimentos e reivindicações começam a crescer.
Tudo começou com a mobilização organizada por operárias de uma fábrica de tecidos em Nova York, Estados Unidos, em 8 de março de 1857. Neste dia, 129 operárias paralisaram suas atividades para reivindicar melhores condições de trabalho, redução de carga horária de 14 horas para 10 horas e direito à licença maternidade. A polícia e os donos da fábrica reagiram duramente, trancando essas mulheres no local e em seguida atearam fogo, fazendo com que todas morressem carbonizadas.
A partir daí esse dia foi escolhido para ser o Dia Internacional da Mulher em homenagem a essas operárias, que representam as diversas lutas empreendidas pelas mulheres na sociedade.
Mulheres que marcam a história
Não foram poucas as mulheres pioneiras que, através de suas lutas, conseguiram construir uma sociedade mais justa para a atuação da mulher.
Conheça essas mulheres clicando aqui.

Essas meninas ma-ra-vi-lho-sas!
As meninas de hoje serão as mulheres de amanhã, portanto também precisam ser homenageadas e principalmente conhecer seus direitos, como por exemplo, o direito à educação.
Comemore! No dia 8 de março organize uma festa em sua escola para festejar o Dia Internacional das Mulheres e Meninas também! Um detalhe importante: para esta festa só os garotos devem se preocupar com os “comes e bebes” e as garotas devem apenas aproveitar a festa!
Sabia que no Japão existe o Dia das Meninas? Pois é, ele é comemorado no dia 3 de Março e tem como objetivo desejar felicidade e saúde as meninas. Esta comemoração acontece naquele país desde o século VI.
Para esta data são feitas bonecas de pano, madeira ou porcelana, as chamadas bonecas hinaningyo, que até hoje passam de geração a geração.
Para você saber mais sobre essa tradição japonesa, clique aqui.

Curiosidade
As mulheres conquistaram o direito de disputar oficialmente as provas olímpicas em 1928. O Barão Pierre de Coubertin – criador das Olimpíadas da era moderna – era totalmente contra a participação feminina nesse evento, então decidiu pedir demissão do cargo de presidente do Comitê Olímpico Internacional.
(fonte:http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/datas/mulher/machaodemais.html)

Família silábica- álbum de figurinhas
























 


















DIA INTERNACIONAL DA MULHER- atividades


DIA INTERNACIONAL DA MULHER- atividades
















Atividades com o alfabeto 4 tipos de letras


Para 1º e 2º ano fundamental













segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Artigo: Ano Novo e Leitor Velho

  

07 de janeiro de 2013

(Lígia Fleury*)

 

Ano novo, realidade nem tão nova.

Ano novo, calendário novo, comemorações nem tão novas.

Dia 7 de janeiro, Dia do Leitor.

Iniciamos um novo ano comemorando algo produtivo, algo que educa, que faz a diferença em nossas vidas.

Mas como tudo, esse tema merece reflexão, cuidados com o seu significado e sentido.

Ser leitor é ter a competência leitora e isso implica em dominar habilidades de identificar o assunto, relacioná-lo com seus conhecimentos prévios, classificá-lo pelo sentido, interpretar as mensagens explícitas e implícitas, compreender a mensagem principal do texto e ser capaz de transferir os conhecimentos desse texto para o cotidiano. Não é pouco e apenas com o uso conjunto dessas habilidades é possível realmente compreender o que se lê, com a interpretação devida, que leve a uma reflexão.

Esse é o ponto! Além de termos os analfabetos que são consequência do descaso de nosso processo político educacional, temos os analfabetos funcionais que são os que decodificam os símbolos, as letras, mas não as compreendem em um texto.

Prefiro acreditar que a situação política do Brasil de hoje, um país em que, apesar do esforço e dedicação das exceções que habitam a alta cúpula do judiciário é fruto, também, desses analfabetos funcionais, que não são bons leitores.

Como podem votar na corrupção? Como não saber o que está acontecendo se está nos jornais, na TV, nas rádios? Como não entender que certos políticos são corruptos e não podem ser reeleitos?

É aí que entra a expressão: "Quer que eu desenhe?"

Vamos cuidar dos nossos leitores! Vamos investir para que compreendam e interpretem palavras e textos de qualquer ordem, sejam eles escritos, orais ou traduzidos pelas diferentes artes como pintura, dramatização, música, expressão cultural por meio de danças e jogos corporais, enfim, vamos investir nos leitores para que deem significado ao que leem.

É apresentando aos leitores infantis textos que incentivam a fantasia, a imaginação, que podemos propiciar-lhes o gosto pela leitura, incentivando-os ao desenvolvimento desse hábito.

Essa é a possibilidade real para que, interessados pela leitura, possam tornar-se jovens e adultos capazes de compreender textos e interpretá-los, utilizando os próprios recursos cognitivos para significar a leitura.

Com isso, talvez seja possível um país melhor, com menos corrupção, mais justiça e, quem sabe, mais consciência eleitoral.

Comemoremos o Dia do Leitor com bons livros!

*Psicopedagoga