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terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

DINÂMICAS E ATIVIDADES PARA O INÍCIO DO ANO LETIVO


ATIVIDADES PARA PROPOR AOS ALUNOS NO INÍCIO DO ANO LETIVO

As primeiras impressões podem durar uma vida, ou, pelo menos, um ano escolar. Cumprimente novas crianças do jardim de infância em uma noite de volta às aulas com projetos que irão diminuir sua tensão e encher os pequenos de entusiasmo para a aprendizagem que os aguarda em seu próximo ano de jardim de infância. R.E. Mayer, autor do livro "Aprendizagem e Instrução", escreve que quanto mais sucessos o aluno vivencia no início de sua escolaridade, mais a sua eficácia vai aumentar. As atividades propostas nessa noite devem abranger uma variedade de assuntos e permitir que as crianças ajam de forma independente.


ARTES
Muitas crianças com idade entre 4 e 5 anos gostam de se expressar através da arte. Espalhe cestas de lápis de cor e pilhas de papel branco em uma área de sala de aula. Proponha que os pequenos tirem uma foto de si mesmos ou suas famílias. Imprima uma imagem com tema de volta às aulas e deixe junto com uma cesta de lápis de cor. Permita que as crianças pintem a página. Alternativamente, estimule que elas desenhem em um papel branco, com uma variedade de lápis de cor. Elas devem, em seguida, pintar todo o desenho com giz preto. Entregue palitos para elas riscarem padrões por cima da pintura preta. Evite o uso de tinta e canetinhas  coloridas, a menos que você tenha preparo para supervisionar todos os alunos, para evitar bagunças e acidentes em potencial.


MATEMÁTICA
Os padrões são uma habilidade matemática fundamental para os alunos do jardim de infância. Faça uma torre de blocos de Lego ou cubos em um padrão de cor: vermelho, azul, vermelho ou verde, amarelo, amarelo, verde. Oriente os alunos a replicarem o modelo da torre. A segunda estação de matemática pode exigir habilidades de contagem. Peça que construam cinco torres formadas por cinco blocos cada.


LETRAS
 Deixe que as crianças do jardim de infância brinquem com as letras. Um conjunto de alfabeto magnético e um quadro branco vão convidar as crianças a manipular as letras e organizá-las fingindo fazer palavras. Escreva algumas letras no quadro e proponha que os pequenos encontrem o equivalente no alfabeto magnético. Instrua as crianças para encontrarem a primeira letra do seu nome ou até mesmo formarem seu nome no quadro. Peça que o alunos reproduzam os fonemas feitos pelas letras.


JOGOS                                                                                              

Os jogos encorajam os alunos a começarem a interagir uns com os outros. Uma caça ao tesouro na sala de aula os ajuda a se familiarizar com o novo ambiente. Tire fotos de vários itens na sala de aula. Crie uma lista de miniaturas das imagens para cada aluno. Peça que as crianças andem ao redor da sala de aula marcando as imagens que localizarem. Outro jogo para propor é uma variação de esconde-esconde na sala de aula. Compre um conjunto de borrachas divertidas em quantidade suficiente para que cada aluno tenha pelo menos cinco. Esconda todas as borrachas na sala de aula. Convide-os a olhar ao redor da sala e coletarem cinco borrachas. Os alunos irão gostar de explorar o ambiente em uma caça ao tesouro.

domingo, 16 de fevereiro de 2014

SE A ESCOLA FOSSE UMA ORQUESTRA


E A ESCOLA?

 Boas vindas para o início do ano letivo de 2014




SE A ESCOLA FOSSE UMA ORQUESTRA

                

Se a escola fosse uma orquestra, seria possível ouvir-se a sinfonia da compreensão humana?
Como haver sinfonia se cada músico está com seu instrumento em um tom? Onde está o autor da sinfonia? Ou será que a orquestra é que não quer tocá-la?
A orquestra está desafinada.
E o maestro? Deve ser responsabilizado pelo insucesso?
E os ouvintes, por que não gritam?
Estão mudos?         
Não; não sabem gritar.
Gritam , às vezes, buscando em outro músico o fracasso advindo do tom desafinado que emitem.
E você? Também é músico nesta orquestra?
A escola nunca será orquestra, se cada músico não se afinar. Os músicos devem interpretar a partitura da compreensão humana, para atender a cada ouvinte na sua individualidade.
Não basta simplesmente tocar.
A harmonia entre os músicos e os ouvintes é a compreensão, o respeito, a doação, o "assumir", é a responsabilidade, o envolvimento com o trabalho.
Reaja diante da música. Se um tom soa-lhe desafinado, pare!
O ponto de espera é calmo e longo; com sua ajuda virá outra música.
Com certeza será o início de uma verdadeira orquestra onde todos possam entoar a música da Paz, da Harmonia, da Colaboração, do Respeito Mútuo.

(autor desconhecido)
Postado por Rossita Figueira

terça-feira, 12 de novembro de 2013

KIRIKU E A FEITICEIRA-resenha sobre o filme

KIRIKU E A FEITICEIRA - resenha sobre o filme

                               


    O filme Kirikú e a Feiticeira de produção Francesa, conta a história de um Menino inteligente, guerreiro, que morava em uma aldeia indígena, em Senegal, África.
         O destaque do filme é de uma personagem heróica que nasceu para lutar contra uma feiticeira do mal. Com características adultas, manifestando inteligência, coragem, esperteza, sabedoria, pois é um menino. A Mãe compreensiva e sempre do seu lado. Existia na aldeia um contador de histórias medroso. Os moradores da aldeia zombavam de Kirikú e  depois reconheceram o seu valor. A mãe lhe falou de um sábio da montanha o seu avô que iria lhe dar conselhos, pois ele representava serenidade, é caridoso e nobre. A Rainha Karabá uma feiticeira poderosa, má e linda, vivia fora da aldeia. Ninguém sabia que ela sofria muito.
         Kirikú, apesar de pequeno procurou com todas as suas forças acabar com o mal, procurou de todo jeito salvar a aldeia da feiticeira do mal, usando a sua inteligência, descobre que a feiticeira tinha um problema e vivia em grande sofrimento, e indagava muito porque ela é malvada, pois o sábio lhe informou tudo sobre ela.
         Na aldeia as pessoas eram medrosas, inseguras, alimentavam falta de esperança, em Kirikú não havia medo e ele sempre salvando a aldeia dos perigos da feiticeira do mal. Com isto observamos que o mal sempre estará ao redor onde você vive, devemos perceber tudo que nos cerca e com sabedoria virá o livramento.
         Kirikú procurou de todas a s formas vencer o mal com o bem, mesmo sendo muito criticado pela aldeia, observa-se que os homens procuraram a defesa da aldeia e não conseguiram pois a violência gera a morte, Kiriku com a sua inteligência procurou transmitir a aldeia que não tivessem medo e que ele iria fazer de tudo para desfazer as maldades da feiticeira. Ele tão pequeno que era mais tinha um coração grande, tinha alta confiança, sempre de olho no futuro e com a verdade iria vencer.
          Kiriku, procurou estratégias e encontrou como vencer a feiticeira, orientado, aconselhado  pelo seu avo, na montanha, sobre o sofrimento de karaba e ele usando de esperteza conseguiu dobra-la, aliviando as dores dela, retirando o feitiço sendo libertada do mal. Resolvendo o problema da aldeia, através do feitiço quebrado ele cresceu e casou-se com  karaba,os homens foram libertos, a luz clareou a floresta, a aldeia, era celebrado vitórias em nome de kirikú era festejado, era um herói, a sua mãe, avo, e  seu pai celebravam cantando a sua coragem, sabedoria do novo rei da aldeia e assim todos os que foram contra o pequeno Kiriku valorizavam agora as suas atitudes, kariba libertada e kiriku o grande.
         Na  vida passamos por tudo que houve na aldeia devemos construir uma vida saudável regida pelo amor, generosidade e tolerância , pois na vida real nem todos são bons e maus. A realidade Política de hoje demonstra atitudes incoerentes, exemplos ruins afetando só aqueles que se deixam levar; mais vamos mudar com as nossas atitudes, foi o que kiriku fez com as suas atitudes mudou a vida da aldeia, tanto política como religiosa e assim houve valorização da sua pessoa.. o filme tenha vários contextos filosóficos com bastantes perguntas, respostas, indagações, reflexões, kiriku perguntava muito a sua mãe e ao avô e ia amadurecendo no cotidiano o seu avô era um bom conselheiro, diferente do contador de historia que era submisso a feiticeira, pois não havia um conselheiro na aldeia porem não era sincero para as crianças.
          No filme aprendemos a agir no tempo certo, o amor que kiriku tinha pela aldeia, a mãe um grande exemplo de amor e paciência, o desejo de vencer a batalha contra o mal, mudanças de vidas e o conhecimento pratico na vida.

domingo, 27 de outubro de 2013

Dia das Bruxas- Halloween- 31 de outubro


31 de Outubro -Halloween - Dia das Bruxas

Origem
 O Halloween é uma festa  celebrada todo ano no dia 31 de outubro, véspera do dia de Todos os Santos. Ela é realizada em grande parte dos países ocidentais, porém é mais representativa nos Estados Unidos. Neste país, levada pelos imigrantes irlandeses, ela chegou em meados do século XIX.
A história desta data comemorativa tem mais de 2500 anos. Surgiu entre o povo celta, que acreditavam que no último dia do verão (31 de outubro), os espíritos saiam dos cemitérios para tomar posse dos corpos dos vivos. Para assustar estes fantasmas, os celtas colocavam, nas casas, objetos assustadores como, por exemplo, caveiras, ossos decorados, abóboras enfeitadas entre outros.
Por ser uma festa pagã foi condenada na Europa durante a
 Idade Média, quando passou a ser chamada de Dia das Bruxas. Aqueles que comemoravam esta data eram perseguidos e condenados à fogueira pela Inquisição
.
Com o objetivo de diminuir as influências pagãs na Europa Medieval, a Igreja cristianizou a festa, criando o Dia de Finados (2 de novembro).


Halloween no Brasil

No
 Brasil a comemoração desta data é recente. Chegou ao nosso país através da grande influência da cultura americana, principalmente vinda pela televisão. Os cursos de língua inglesa também colaboram para a propagação da festa em território nacional, pois valorização e comemoram esta data com seus alunos: uma forma de vivenciar com os estudantes a cultura norte-americana.

Críticas
Muitos brasileiros defendem que a data nada tem a ver com nossa cultura e, portanto, deveria ser deixada de lado. Argumentam que o Brasil tem um rico folclore que deveria ser mais valorizado. Para tanto, foi criado pelo governo, em 2005, o Dia do Saci (comemorado também em 31 de outubro).
A comemoração da data também recebe fortes críticas dos setores religiosos, principalmente das religiões cristãs. O argumento é que a festa de origem pagã dissemina, principalmente entre crianças e jovens, ideias e imagens que não correspondem aos princípios e valores cristãos. De acordo ainda com estes religiosos, as imagens valorizadas no Halloween são negativas e contrárias à pratica do bem.

KIRIKOU E A FEITICEIRA- parte 2-português-filme

KIRIKOU E A FEITICEIRA-filme-parte 2- Português