http://blogeducativo-rossita.blogspot.com

Pesquisar este blog

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Fantasia de jacaré ou crocodilo com materiais reciclados

Fantasia  de jacaré ou crocodilo com materiais reciclados


Faça um divertido e simples jacaré utilizando caixa de papelão e papel pardo ou papel de açougueiro.











Material necessário:
Caixa de papelão longa e estreita 36x6x6, papel pardo, fita adesiva, tesoura, faca, grampeador, pistola de cola quente e papel de seda ou tiras de TNT.



Cauda: 
Pegue um pedaço de papel pardo  dobrado ao meio. Meça da altura da cintura até o chão. Marque uma linha diagonal.







Cortar  com a tesoura próximo à linha.
















Grampear deixando mais ou menos 1 cm da borda.



Encha com papel, pode ser jornal ou outros papéis reciclados.










 Dobre a parte da cintura. Fazer um cinto com fita adesiva. Dobrar o cinto sobre si mesmo . usar outro pedaço de fita como fivela. Aqui você pode usar fitas de TNT ou pedaços de tecido reciclado.






Cabeça:


Desenhar e cortar  a área entre os dentes usando estilete. Corte o excesso de trás da cabeça do jacaré e dobrar para baixo a parte de trás do pescoço. Após isso, corte as abas do lado da cabeça para que você possa colá-los com cola quente para o apoio do pescoço. Cortar a parte de baixo o suficiente para caber na sua cabeça.  Cole, com cola quente, uma aba para apoiar o queixo. Amassar um pouco de papel de seda ou outro papel da cor preferida e cole para ser os olhos. Corte um pedaço de papelão em forma de folha para ser as sobrancelhas. Use cola quente ou fita dupla face pra colar na parte de cima da cabeça.






Para o apoio do pescoço faça uma tira de fita adesiva o suficiente pra passar em baixo dos braços. Pode usar também TNT ou outro tecido.













Cobrir os dentes com fita adesiva, ou fita crepe para dar a aparência amarelada.









 Pronto é só vestir  em sua roupa marrom ou outra cor de sua preferência. Divirta-se.


terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

DINÂMICAS PARA O PRIMEIRO DIA DE AULA

DINÂMICAS PARA O PRIMEIRO DIA DE AULA 

O primeiro dia de aula é fundamental para o entrosamento entre aluno e professor, seja de qualquer nível, ensino fundamental, ensino médio ou ensino superior, da rede pública ou privada, o relacionamento entre professor e aluno está diretamente relacionado com o aproveitamento e aprendizado da turma.


Dinâmica para o Primeiro dia de Aula

"Tudo sobre mim"

Objetivos dessa dinâmica para primeiro dia de aulas é conhecer o participante, promover o auto-conhecimento e conhecimento do outro além de promover o relacionamento interpessoal e a autoconfiança.

Materiais: Uma folha contendo o formulário abaixo:

a. O que eu mais gosto de fazer?

b. O que menos gosto de fazer?

c. Uma qualidade minha é:

d. Um defeito meu é:

e. Pretendo chegar a ser:


Procedimento: Cada participante receberá uma folha contendo o "formulário".

Os participantes terão 15 minutos para responder.

Depois dos 15 minutos cada um se apresentará ao grupo, lendo o que escreveu.

Dica: Promover um ambiente agradável e descontraído para que todos possam se apresentar.

Observar se o participante tem um bom auto-conhecimento, como reage as respostas de seus colegas.


DINÂMICAS E MENSAGENS


Mensagem

"O aluno é como uma pequena semente que deve ser plantada e cuidada para germinar e dar bons frutos.
 O professor é como o agricultor que vê na semente a esperança que proverá as necessidades da sociedade."

 (Luis Alves)

DINÂMICAS E ATIVIDADES PARA O INÍCIO DO ANO LETIVO


ATIVIDADES PARA PROPOR AOS ALUNOS NO INÍCIO DO ANO LETIVO

As primeiras impressões podem durar uma vida, ou, pelo menos, um ano escolar. Cumprimente novas crianças do jardim de infância em uma noite de volta às aulas com projetos que irão diminuir sua tensão e encher os pequenos de entusiasmo para a aprendizagem que os aguarda em seu próximo ano de jardim de infância. R.E. Mayer, autor do livro "Aprendizagem e Instrução", escreve que quanto mais sucessos o aluno vivencia no início de sua escolaridade, mais a sua eficácia vai aumentar. As atividades propostas nessa noite devem abranger uma variedade de assuntos e permitir que as crianças ajam de forma independente.


ARTES
Muitas crianças com idade entre 4 e 5 anos gostam de se expressar através da arte. Espalhe cestas de lápis de cor e pilhas de papel branco em uma área de sala de aula. Proponha que os pequenos tirem uma foto de si mesmos ou suas famílias. Imprima uma imagem com tema de volta às aulas e deixe junto com uma cesta de lápis de cor. Permita que as crianças pintem a página. Alternativamente, estimule que elas desenhem em um papel branco, com uma variedade de lápis de cor. Elas devem, em seguida, pintar todo o desenho com giz preto. Entregue palitos para elas riscarem padrões por cima da pintura preta. Evite o uso de tinta e canetinhas  coloridas, a menos que você tenha preparo para supervisionar todos os alunos, para evitar bagunças e acidentes em potencial.


MATEMÁTICA
Os padrões são uma habilidade matemática fundamental para os alunos do jardim de infância. Faça uma torre de blocos de Lego ou cubos em um padrão de cor: vermelho, azul, vermelho ou verde, amarelo, amarelo, verde. Oriente os alunos a replicarem o modelo da torre. A segunda estação de matemática pode exigir habilidades de contagem. Peça que construam cinco torres formadas por cinco blocos cada.


LETRAS
 Deixe que as crianças do jardim de infância brinquem com as letras. Um conjunto de alfabeto magnético e um quadro branco vão convidar as crianças a manipular as letras e organizá-las fingindo fazer palavras. Escreva algumas letras no quadro e proponha que os pequenos encontrem o equivalente no alfabeto magnético. Instrua as crianças para encontrarem a primeira letra do seu nome ou até mesmo formarem seu nome no quadro. Peça que o alunos reproduzam os fonemas feitos pelas letras.


JOGOS                                                                                              

Os jogos encorajam os alunos a começarem a interagir uns com os outros. Uma caça ao tesouro na sala de aula os ajuda a se familiarizar com o novo ambiente. Tire fotos de vários itens na sala de aula. Crie uma lista de miniaturas das imagens para cada aluno. Peça que as crianças andem ao redor da sala de aula marcando as imagens que localizarem. Outro jogo para propor é uma variação de esconde-esconde na sala de aula. Compre um conjunto de borrachas divertidas em quantidade suficiente para que cada aluno tenha pelo menos cinco. Esconda todas as borrachas na sala de aula. Convide-os a olhar ao redor da sala e coletarem cinco borrachas. Os alunos irão gostar de explorar o ambiente em uma caça ao tesouro.

domingo, 16 de fevereiro de 2014

SE A ESCOLA FOSSE UMA ORQUESTRA


E A ESCOLA?

 Boas vindas para o início do ano letivo de 2014




SE A ESCOLA FOSSE UMA ORQUESTRA

                

Se a escola fosse uma orquestra, seria possível ouvir-se a sinfonia da compreensão humana?
Como haver sinfonia se cada músico está com seu instrumento em um tom? Onde está o autor da sinfonia? Ou será que a orquestra é que não quer tocá-la?
A orquestra está desafinada.
E o maestro? Deve ser responsabilizado pelo insucesso?
E os ouvintes, por que não gritam?
Estão mudos?         
Não; não sabem gritar.
Gritam , às vezes, buscando em outro músico o fracasso advindo do tom desafinado que emitem.
E você? Também é músico nesta orquestra?
A escola nunca será orquestra, se cada músico não se afinar. Os músicos devem interpretar a partitura da compreensão humana, para atender a cada ouvinte na sua individualidade.
Não basta simplesmente tocar.
A harmonia entre os músicos e os ouvintes é a compreensão, o respeito, a doação, o "assumir", é a responsabilidade, o envolvimento com o trabalho.
Reaja diante da música. Se um tom soa-lhe desafinado, pare!
O ponto de espera é calmo e longo; com sua ajuda virá outra música.
Com certeza será o início de uma verdadeira orquestra onde todos possam entoar a música da Paz, da Harmonia, da Colaboração, do Respeito Mútuo.

(autor desconhecido)
Postado por Rossita Figueira

terça-feira, 12 de novembro de 2013

KIRIKU E A FEITICEIRA-resenha sobre o filme

KIRIKU E A FEITICEIRA - resenha sobre o filme

                               


    O filme Kirikú e a Feiticeira de produção Francesa, conta a história de um Menino inteligente, guerreiro, que morava em uma aldeia indígena, em Senegal, África.
         O destaque do filme é de uma personagem heróica que nasceu para lutar contra uma feiticeira do mal. Com características adultas, manifestando inteligência, coragem, esperteza, sabedoria, pois é um menino. A Mãe compreensiva e sempre do seu lado. Existia na aldeia um contador de histórias medroso. Os moradores da aldeia zombavam de Kirikú e  depois reconheceram o seu valor. A mãe lhe falou de um sábio da montanha o seu avô que iria lhe dar conselhos, pois ele representava serenidade, é caridoso e nobre. A Rainha Karabá uma feiticeira poderosa, má e linda, vivia fora da aldeia. Ninguém sabia que ela sofria muito.
         Kirikú, apesar de pequeno procurou com todas as suas forças acabar com o mal, procurou de todo jeito salvar a aldeia da feiticeira do mal, usando a sua inteligência, descobre que a feiticeira tinha um problema e vivia em grande sofrimento, e indagava muito porque ela é malvada, pois o sábio lhe informou tudo sobre ela.
         Na aldeia as pessoas eram medrosas, inseguras, alimentavam falta de esperança, em Kirikú não havia medo e ele sempre salvando a aldeia dos perigos da feiticeira do mal. Com isto observamos que o mal sempre estará ao redor onde você vive, devemos perceber tudo que nos cerca e com sabedoria virá o livramento.
         Kirikú procurou de todas a s formas vencer o mal com o bem, mesmo sendo muito criticado pela aldeia, observa-se que os homens procuraram a defesa da aldeia e não conseguiram pois a violência gera a morte, Kiriku com a sua inteligência procurou transmitir a aldeia que não tivessem medo e que ele iria fazer de tudo para desfazer as maldades da feiticeira. Ele tão pequeno que era mais tinha um coração grande, tinha alta confiança, sempre de olho no futuro e com a verdade iria vencer.
          Kiriku, procurou estratégias e encontrou como vencer a feiticeira, orientado, aconselhado  pelo seu avo, na montanha, sobre o sofrimento de karaba e ele usando de esperteza conseguiu dobra-la, aliviando as dores dela, retirando o feitiço sendo libertada do mal. Resolvendo o problema da aldeia, através do feitiço quebrado ele cresceu e casou-se com  karaba,os homens foram libertos, a luz clareou a floresta, a aldeia, era celebrado vitórias em nome de kirikú era festejado, era um herói, a sua mãe, avo, e  seu pai celebravam cantando a sua coragem, sabedoria do novo rei da aldeia e assim todos os que foram contra o pequeno Kiriku valorizavam agora as suas atitudes, kariba libertada e kiriku o grande.
         Na  vida passamos por tudo que houve na aldeia devemos construir uma vida saudável regida pelo amor, generosidade e tolerância , pois na vida real nem todos são bons e maus. A realidade Política de hoje demonstra atitudes incoerentes, exemplos ruins afetando só aqueles que se deixam levar; mais vamos mudar com as nossas atitudes, foi o que kiriku fez com as suas atitudes mudou a vida da aldeia, tanto política como religiosa e assim houve valorização da sua pessoa.. o filme tenha vários contextos filosóficos com bastantes perguntas, respostas, indagações, reflexões, kiriku perguntava muito a sua mãe e ao avô e ia amadurecendo no cotidiano o seu avô era um bom conselheiro, diferente do contador de historia que era submisso a feiticeira, pois não havia um conselheiro na aldeia porem não era sincero para as crianças.
          No filme aprendemos a agir no tempo certo, o amor que kiriku tinha pela aldeia, a mãe um grande exemplo de amor e paciência, o desejo de vencer a batalha contra o mal, mudanças de vidas e o conhecimento pratico na vida.